quinta-feira, 26 de abril de 2018
Educaçao e tecnologia
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
Por Mára Lúcia Fernandes Carneiro1
A aprendizagem não é a captação do nada: é o transformar-se em um meio particular de interações recorrentes (MATURANA, 2001b, p. 103).
A educação, através dos processos de aprendizagem e de ensino, envolve a troca constante de informações. Em uma sala de aula convencional, imagens e sons são usados durante esta troca: os estudantes vêem e ouvem o professor, o professor vê e ouve os seus alunos e os estudantes vêem e ouvem uns aos outros. A comunicação ocorre diretamente entre professor e estudantes ou combinada com várias mídias, tais como um projetor de transparências, áudio e vídeo, projetor ligado ao monitor do computador e assim por diante (CARNEIRO, MARASCHIN e TAROUCO, 2001, p. 511-515).
No caso da educação a distância, esta comunicação ocorre entre pessoas que já não estão todas no mesmo local e que necessitam, portanto, de recursos tecnológicos que propiciem a troca de informações. Esta troca pode ocorrer tanto através da rede interna (Intranet) de uma empresa ou instituição quanto através de meios de telecomunicação.
O correio eletrônico, as listas de discussão, os grupos de notícias (newsgroups) e os fóruns são alguns dos recursos utilizados para ampliar a interação e a comunicação. Já as conferências, desde os ambientes para bate-papo (chat), onde a troca de informações é somente textual, até os sistemas mais sofisticados que permitem a transmissão de áudio e vídeo (videoconferência), permitem que seus participantes troquem informações em tempo real, sendo amplamente utilizadas na Internet. No caso de redes de alta velocidade, além da videoconferência com alta qualidade de transmissão de áudio e vídeo, outros serviços podem ser oferecidos, como o vídeo sob demanda (video-on-demand).
A introdução deste aparato tecnológico no dia a dia do professor é hoje uma realidade. O barateamento dos computadores pessoais, a disseminação do acesso à Internet e a constante inovação tecnológica trouxeram a tecnologia para dentro da sala de aula. Esses recursos propiciam vários incrementos nos recursos disponíveis, indo além do ensino presencial e propiciando a expansão da Educação a Distância (EAD).
Um breve histórico
Os principais motivos da atual expansão da EAD, não só no país, mas em todo mundo, são basicamente três: o aumento da demanda por formação ou qualificação; a multiplicação de meios técnicos capazes de garantir materialmente a efetivação desse tipo de educação; e a emergência de uma cultura que já não vê como novidade o
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário